Filhos adolescentes: Como lidar com os problemas desta fase?

Posted on Apr 24 2012 - 6:19am by Beatriz

A família é sem dúvidas o maior alicerce na vida de uma pessoa. Independente de idade e classe social, ser mãe é algo muito importante para qualquer mulher.

Ao longo dos anos, passamos por situações que fazem parte de nosso comportamento, é do instinto. De acordo com cada fase, o ser humano carrega consigo dúvidas, incertezas, anseios e dores que o podem marcar para sempre. Portanto, sem o apoio da família, essas barreiras se tormam ainda mais cruéis.
Os problemas da adolescência são freqüentes entre os jovens de todo o mundo e na maioria das vezes terminam em situações fatais, como muitos casos que vemos na TV.

Filhos adolescentes: comportamento

Para amenizar e tentar compreender o comportamento dos filhos e ajudá-los a enfrentar os problemas que acontecem nesta fase, é necessário que os pais tenham diálogo aberto, não façam pré-julgamentos e nem os critique o tempo todo. Ser mãe é dar atenção, carinho e amor. Nada de super proteção. O pai, por sua vez tem um papel fundamental na criação de seus filhos, pois representa uma figura de modelo a ser seguido, principalmente pelo menino.

Talvez você esteja enfrentando alguma situação desagradável em casa, mas os problemas da adolescência que seu filho está passando também não são fáceis, pense nisso. Mesmo que você fique sem jeito, abra um espaço para que ele se abra, desabafe e compartilhe com você suas dores. Dessa forma, ele terá um amigo que o compreenda e tenta ajudá-lo. Você poderá evitar riscos futuros com apenas esse gesto. O diálogo ainda é a maior arma que temos dentro de casa.

Filhos adolescentes e os problemas

Filhos adolescentes e os tumultos