Cauterização no útero, esclareça suas dúvidas!

A cauterização no colo do útero é um tratamento feito para cicatrizar feridas uterinas. Consiste, basicamente, em fazer uma queimadura, com intensidade e profundidade controladas, a fim de eliminar a ferida do útero.
O procedimento é feito, normalmente, no próprio consultório do ginecologista, e não demanda internação, sendo perfeitamente seguro para a saúde da mulher.

 

cauterizacao colo utero

Publicidade - LAMG

 

Após a cauterização, é normal o médico indicar a aplicação de um creme ginecológico que será usado durante quinze dias com o objetivo de evitar infecções resultantes do tratamento. A mulher também deve evitar ter relações sexuais durante esse período para que a cicatrização seja normal.

Como aparecem feridas no útero?

 

cauterizacao colo utero

 
As feridas no útero aparecem, basicamente, por causa das alterações hormonais normais de uma mulher, sem nada que indique que haja algum problema relacionado à saúde da mulher, especificamente.

O colo do útero fica no final da vagina. Sua parte externa fica em contato com a vagina, e é mais resistente às agressões externas como infecções, acidez e os traumas das relações sexuais. A parte interna do colo do útero vai até o canal uterino e é muito mais sensível às agressões, porque é revestida por um epitélio muito fino que tem uma camada única de células.

 

 

cauterizacao colo utero

 

 

Toda mulher é regida por seus hormônios, essa é uma lei universal, e, a produção excessiva de estrogênio faz com que a camada mais interna do colo do útero – que é normalmente mais sensível – passe a se localizar na parte externa, do colo do útero, ficando mais exposto a bactérias, HPV e às agressões naturais de uma relação sexual e é assim que as feridas podem ser originar.

 

Como saber se tenho feridas uterinas?

 

 

cauterizacao utero

 

 

O único modo seguro de saber como está seu útero é procurando um ginecologista – médico responsável pela saúde da mulher.
Sintomas dessa infecção podem ser: corrimento vaginal amarelo e espesso, normalmente com cheiro forte; e, sangramento ao manter relações sexuais.

 

Cauterização do colo do útero dói?

 

A cauterização, apesar de ser um procedimento rápido e sem necessidade de internação, é um procedimento invasivo e, como tal, pode causar algum desconforto.
O desconforto mais comum decorrente do procedimento é a cólica que pode acontecer durante a cauterização ou alguns minutos depois de terminado o tratamento.

  1. Anonymous April 14, 2013 at 3:36 pm

    oi eu vou ter de fazer uma calterizacao no colo do utero eu tenho um pouco de medo mais se for para mim melhor me submeto a isso..

Deixe um comentário