O que sua casa diz sobre você, os estilos dizem muito sobre sua personalidade

Posted on Aug 21 2012 - 8:54am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

Quando se diz que a casa do homem é o seu castelo, não é à toa. É nela que depositamos, mesmo que sem perceber, reflexos do nosso estilo de vida, de esperanças e ansiedades. Na escolha de cada objeto, no tipo de ambiente em que nos sentimos bem, refletimos nosso comportamento perante a vida e também a forma como nos relacionamos com as questões práticas do cotidiano.

 

decoracao minimalista

 

A decoração, na realidade, é um espelho da nossa própria personalidade, por isso ela fala tanto de nós mesmos para os outros – ela é, em si, uma forma de relacionamento com o mundo lá fora, mas também um jeito de montar o nosso próprio universo. Pessoas práticas, que gostam de ver tudo resolvido rapidamente e não gostam de perder tempo com detalhes, normalmente optam pela decoração moderna: linhas retas, móveis resolvidos em suas formas geométricas, luxo seco e elegante, mas sem excessos. Obras de arte de artistas modernistas, com cores fortes contrastando com o ambiente claro dão o tom da vida.

 

decoracao minimal
Quem tem uma postura ainda um pouco mais radical neste sentido procura buscar o estilo minimalista ou clean, com ambientes formados pelo mínimo essencial – a casa torna-se um refúgio de paz e organização. Aliás, um dos princípios básicos é o de que tudo o que não estiver sendo utilizado deve estar devidamente guardado e escondido em seus lugares.

 

decor classico
Já o clássico, que remonta ao luxo da realeza e traz peças de design mais elaborado, normalmente com muito branco, veludos, cristais e obras de arte, denotam pessoas mais sofisticadas, que costumam dar muito valor à aparência e gostam de alguns excessos do dia-a-dia.

 

decor retro

 

Por outro lado, os saudosistas, aqueles que acham que nasceram na época errada, costumam decorar suas casas com objetos retrô – dos móveis aos eletrodomésticos – valorizando cores fortes, linhas arredondadas, posteres e objetos vintage e pés palito.

 

decor rustico
Os adeptos da valorização das coisas simples como forma de chegar à felicidade, que prezam o relacionamento respeitoso à natureza e estão sempre de olho nos efeitos ao meio ambiente cercam-se com mais facilidade da decoração rústica, com muita madeira, plantas, tecidos e fibras naturais, ligeiros toques coloridos em almofadas e acessórios. Valorizam a cultura ao ar livre, cozinhas com fogões a lenha, e o retorno à vida mais devagar como forma de chegar longe.
De qualquer forma, a casa será sempre um reflexo do comportamento interior e motivo de harmonização com o universo.