Dicas de como aproveitar o espaço do apartamento

Posted on Aug 23 2012 - 10:00am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

A decoração do apartamento nem sempre é uma tarefa simples. O espaço disponível nas casas atualmente é muitas vezes reduzido, assim, o proprietário tem de aplicar algumas ideias, se necessário com a ajuda de um arquiteto ou um especialista em design de interiores, para aproveitar o ambiente da melhor forma possível.

 

 

decoração sala e cozinha
Uma das ideias mais comuns é a integração. Se não há dimensão suficiente para cozinha e sala, pode existir uma bancada que é comum a ambas e a mesa de jantar estar encostada na bancada. A divisão entre as duas áreas será bem clara!
Um truque simples e básico é o da mesa extensível. Uma mesa de 160 x 80 cm com 6 lugares é perfeita no dia a dia. Para receber convidados, ela se abre um pouco mais e acomoda mais dois lugares. Se a mesa não for extensível, que seja em vidro e combinada com cores claras.

 

parede sala colorida

 

Uma casa em cores claras vai parecer mais ampla, com um espaço mais leve, e portanto maior. E se jogar com a pintura de uma outra cor mais escura em uma das paredes, vai poder criar uma maior sensação de profundidade. Mas neste caso a ajuda do especialista em design de interiores é mesmo importante. Pintar uma parede exige algum trabalho e não pode se fazer todos, e se o efeito desejado não for alcançado, terá de ser corrigido.

 

parede decoracao

 
Usar linhas horizontais na decoração é outro truque simples para fazer “crescer” a casa, e dar um aspeto mais amplo.

 

cadeiras decoracao
Uma dica inteligente para conseguir mais área, é manter as cadeiras em baixo da mesa. Se a mesa for em formato de cruz, as cadeiras vão ocupar o mínimo possível.

 

sala pequena
O sofá de medida customizada é outra ideia simples. Se a parede não é grande, por que não ocupar toda ela com um confortável sofá um pouco maior que o habitual? Com um ou dois pufs, para acomodar mais convidados se necessário, e se poderá criar uma verdadeira sala de cinema! A área que ficaria livre com um sofá não customizado acabaria se perdendo.
Um pouco de criatividade e imaginação é o que é necessário para que a decoração do apartamento consiga um resultado prático, fashion e que ultrapasse seus limites de espaço!