Meu filho está indo mal na escola, e agora?

Posted on Sep 5 2012 - 1:47pm by cristina.castillo@pannacottagroup.com

Um dos assuntos que sempre preocupa os pais é a educação dos filhos. Se procura que eles tenham acesso a boas escolas, a programas de estudos adequados e, no final, que seu aproveitamento seja o esperado. Mas pode acontecer se chegar à conclusão que a criança vai indo mal na escola, e é importante estar atento a todos os sinais e agir cedo.

 

 

filhos indo mal na escola

 
A primeira medida é tentar perceber o que pode se estar passando. A criança sempre apresentou dificuldades na escola, ou, pelo contrário, sempre foi bom aluno e recentemente vem apresentando problemas? No primeiro caso, o mais importante é fazer uma avaliação com o médico pediatra e até outros especialistas, pois pode acontecer que as dificuldades sejam devidas a problemas de visão, audição ou cognitivas da própria criança. Situações que com o devido acompanhamento e tratamento podem ser superadas.

 

 

bullying

 
Mas se as dificuldades na escola são recentes, as causas podem ser outras. Uma conversa com ele é sempre uma boa forma de descobrir se algo de errado está acontecendo na escola. Algumas situações com colegas, ou mesmo casos mais graves de violência na escola, como o bullying, podem afetar o desempenho de seus filhos. Também pode acontecer que alguma nova matéria não esteja despertando seu interesse e a solução passa por estudar com ele, ajudando em alguns pontos. E porque não conversar com a professora para, em conjunto, tentarem arranjar formas de motivar o aluno?

 

 

educacao filhos

 
Mas o problema pode estar na própria família. Alterações na estrutura familiar, como uma separação, podem causar ansiedade nas crianças, que depois têm mais dificuldade de concentração na escola.

 

 

filhos educacao

 
O segredo fundamental é estar atento a todas as atitudes e comportamentos de seus filhos, pois eles podem refletir alguns dos problemas sentidos, e ajudar a compreender o porquê do insucesso escolar. Os pais devem também estar sempre disponíveis para ajudar com as dúvidas e as dificuldades nos estudos.

 

 

ajuda filhos educacao

 

 

Tire algum tempo para acompanhar os trabalhos de casa, saiba o dia das provas e planeje uma sessão para revisão das matérias. Envolva a família na busca de formas inovadoras de entusiasmar a criança na aprendizagem.
Seja uma fase passageira, ou dificuldades mais permanentes, quando uma criança vai mal na escola, agir o quanto antes pode ser a resposta necessária para inverter qualquer cenário e conseguir que sua educação continue decorrendo da melhor forma.