Como exercitar a sua memória e ter um desempenho melhor

Quem pensa que só as crianças precisam treinar a memória para fazer as lições de escola está completamente enganado. Nós precisamos estimular o cérebro durante toda a vida!
Quanto mais envelhecemos, maior a necessidade de exercitá-lo.

 

memoria mulher

Publicidade - LAMG

 

Palavras cruzadas, xadrez, quebra-cabeças, além de outras técnicas de memorização, ajudam a ativar diferentes áreas cerebrais, podendo evitar doenças como o Mal de Alzheimer. Pessoas que tocam instrumentos têm maior chance de se proteger desse mal também.

 

memoria mulher

 

É muito importante ter consciência da necessidade de treinar a memória. Isto interfere na vida escolar, no trabalho, e em todas as áreas de desenvolvimento pessoal.
Vejam algumas dicas para estimular o cérebro:

 

 

mulher memoria
Hemisfério esquerdo: aprender informática e afins; fazer cálculos de cabeça; estudar idiomas; organizar compartimentos por cores, tais como gavetas; realizar trabalho manual, como pintura, tricô crochê e bordados.

 

 

mulher ioga

 

Hemisfério direito: prática de meditação, yoga, tai chi, programas culturais que exijam atenção e despertem os sentidos.

Se você sente muita dificuldade em se concentrar nos estudos ou numa tarefa, deve ter em mente que existem técnicas de memorização que aprimoram a atenção.
Experimente estudar com música baixa no ambiente; guarde suas informações em quadrados imaginários. Posicione estes quadros em uma parede, para associar a sua posição às informações neles contidas, visualizando-os quando precisar acessá-las.

 

 

memoria
Leia em voz alta, mudando o seu timbre de voz. Isto ajuda a memorização. Faça resumos do que leu e estudou. Procure usar os cinco sentidos para memorizar. Atribua imagens, cheiros ou sons a elementos que precise guardar, criando assim uma memória associativa. Todos são ótimos exercícios!
Estudos mostram que nossas lembranças são associadas a músicas, como se fosse uma trilha sonora de acontecimentos de nossa vida. Cada vez que ouvimos uma música que nos marcou, o instante memorizado retorna ao nosso cérebro. A música é um dos exercícios para estimular nossa mente!

Deixe um comentário