O que é Fitoterapia? Como usar e ajudar a sua saúde

Posted on Oct 1 2012 - 10:43am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

A Fitoterapia tem feito sucesso quando o assunto é saúde da mulher. O termo é autoexplicativo: o prefixo ‘fito’ significa plantas e ‘terapia’ é tratamento. Portanto, a Fitoterapia é um tratamento utilizando plantas, método bastante popular por manter a saúde de modo natural, evitar a dependência e interações medicamentosas comuns em remédios com substâncias químicas.

 

chás para a saúde

 

 

O uso mais conhecido da Fitoterapia é nos chás e infusões, que são mais acessíveis a todos. É possível ainda inserir as plantas na alimentação, principalmente em sucos.

 

 

fitoterapia

 

 

No entanto, também há laboratórios especializados que manipulam ervas e plantas para criar fórmulas naturais que podem ser usadas no tratamento de doenças e até mesmo auxiliar no emagrecimento, garantindo a saúde da mulher.

Opções de ervas e plantas para tratar da saúde é o que não falta. Remédios fitoterápicos de amora, por exemplo, são excelentes para auxiliar no emagrecimento, assim como os de carqueja, de camellia sinensis, fucus e hibisco, que atuam na queima de calorias e diminuem o colesterol, sendo tomados principalmente antes da alimentação para garantir melhor eficácia.

 

 

fitoterapicos

 

 

Já os medicamentos fitoterápicos com alecrim e bardana têm efeito diurético e são perfeitos para ajudar a mulher a se livrar da sensação de inchaço e auxiliar na perda de peso.

 

 

cha para a saude

 

Já quem tem dificuldade em dormir ou precisa de calmantes naturais pode apostar no capim-cidreira, erva-doce, camomila e maracujá, que são tradicionalmente conhecimentos por suas propriedades calmantes.

Mas, antes de investir em medicamentos fitoterápicos, não se esqueça de consultar um médico. Somente um profissional saberá identificar a doença e indicar a planta ou erva adequada para o tratamento. Assim como os medicamentos com substâncias químicas, as plantas também causam efeitos colaterais nos pacientes, é preciso averiguar reações alérgicas e também a dosagem certa. Usando de forma correta, o tratamento fitoterápico é bastante eficaz.