Guia para fazer uma boa reforma na casa: dicas úteis

Posted on Oct 4 2012 - 12:15pm by cristina.castillo@pannacottagroup.com

Todo mundo sempre deseja fazer uma pequena mudança na decoração ou no design dos ambientes da casa. Aumentar daqui, esticar de lá, mudar as cores ou abrir mais espaço são as reformas mais comuns. Inclusive, cada cinco anos é recomendado pelos profissionais que se faça uma revisão no projeto para analisar a necessidade de uma reforma. É preciso, porém, planejar e pesquisar bastante, antes de começar qualquer intervenção na construção.

 

decoracao da casa e reforma

 
Toda construção civil, seja inicial ou reforma, precisa de um Alvará. Ou seja, uma autorização legal para acontecerem. Apenas as pequenas alterações de superfície, como pinturas, trocas de piso ou trechos bem pequenos de encanamento, não precisam de alvará, pois são consideradas apenas reparos, intervenções discretas na decoração.

 

reforma na casa

 
Uma vez que a sua intervenção não é apenas superficial, e se caracteriza de fato como reforma, você vai precisar dessa autorização legal, e do acompanhamento de um profissional. É ele quem vai definir todos os passos da obra.
É preciso respeitar a ordem da reforma. Alterações nas paredes, por exemplo, devem ser feitas antes das mudanças no piso, para evitar que uma intervenção prejudique a outra. Um bom profissional vai saber orientar a respeito de todas as etapas para a reformulação do seu ambiente.

 

pintando paredes

 
Pensando nisso, proteja muito bem seus móveis e acessórios de decoração da casa. Manchas de tinta e pancadas podem comprometer as peças e fazer com que você precise trocá-las, podendo até interferir no design final.

 

 

calculo reforma da casa
Algumas empresas oferecem planos de seguro para reformas, garantindo que você não vai sofrer maiores prejuízos caso tenha alguma surpresa desagradável.
Planeje seu orçamento já sabendo que você vai gastar um pouquinho a mais do que pensou. Contabilize todas as quantidades de material necessário e mantenha sempre os cálculos na ponta do lápis.

Por último, evite ao máximo mudanças de planos durante a reforma. Alterações no meio do caminho levam a gastos bem maiores do que você esperava.