Lipoaspiração – prós e contras

Posted on Oct 5 2012 - 10:27am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

O Brasil é o país em que mais mulheres se submetem a cirurgias plásticas, principalmente para melhorar a aparência (ou seja, motivos exclusivamente estéticos). Mesmo com alguns cuidados com o corpo, que incluem alimentação e exercícios físicos, há sempre algo que deixa muitas de nós insatisfeitas com o nosso corpo. Por isso, muitas mulheres recorrem a procedimentos cirúrgicos como a lipoaspiração.

 

lipoaspiracao

 

Essa cirurgia consiste na remoção de gordura de regiões como coxa, nádegas, barriga e até a parte superior do braço (o famoso tchauzinho). É usado um tubo de sucção através de incisões feitas na epiderme, chegando até a gordura, sugando-a de maneira gradativa.

Existem prós e contras na prática da lipoaspiração, o que é normal para qualquer procedimento cirúrgico. Dentre os prós estão a melhora na auto-estima da paciente, que nota o resultado rapidamente, portanto acontece uma maior motivação para manter com maior regularidade os exercícios físicos. A cirurgia também pode tornar os exercícios mais fáceis e aumentam a mobilidade da paciente.

 

lipo

 

Devido a imposições do Conselho Federal de Medicina e a Câmara Técnica da Sociedade Brasileira, por segurança, apenas 7% do peso corporal da paciente pode ser retirado usando a lipoaspiração, ou seja, a cirurgia não opera milagres.

 

lipoaspiracao

 

Os contras da operação, nem sempre parecem importantes para muitas mulheres, que apenas se preocupam com o resultado da cirurgia. É válido lembrar que o procedimento só deve ser encarado como última alternativa, depois que outras como dieta e exercícios físicos já tiverem sido esgotadas. Alguns dos problemas que a lipoaspiração pode trazer vão desde hematomas e inchaços deixados pelo procedimento até estrias e maior ganho de gordura, caso o paciente não modifique seus hábitos. Além disso, existe a possibilidade de ocorrer espasmos musculares temporários, há riscos de infecção e dor no pós-operatório, mas principalmente a cirurgia não pode ser utilizada como único método para emagrecer.

 

 

cirurgia lipo

 

 

Devido a sua seriedade, outros métodos podem são indicados para manter a beleza e a saúde. Resumindo, a lipoaspiração dever ser muito bem pensada, e sempre aliada a outras formas de emagrecimento!