Razões para acrescentar frutas secas na dieta

Posted on Oct 8 2012 - 12:42pm by cristina.castillo@pannacottagroup.com

Ao contrário do que muitas mulheres pensam, as frutas secas ou desidratadas, podem ajudar numa dieta. Existe lugar para esses “snacks” na sua alimentação, mesmo que você esteja querendo perder peso, o truque é comer moderadamente. São os profissionais de saúde e os nutricionistas quem aconselham!

 

mulher beleza e saude

 

Frutas secas como as passas, figo e damasco aliadas a amêndoas, o amendoim, o caju, as nozes, as sementes de linhaça ou as sementes de girassol são muito nutritivos. Essas frutas são desidratadas e precisamente por isso oferecem uma maior concentração de todos os nutrientes que o seu corpo precisa.

 

semente linhaca

 

Uma das maiores vantagens de comer essas frutas secas entre as refeições principais do dia é que eles vão saciar a sua fome bem rápido. Porque isso é tão vantajoso? Elas vão te impedir de cometer outro tipo de exageros, e manter você bem longe da chamada “confort food”: chocolate, frituras e outros produtos ricos em hidratos de carbono.

 

uva passas

 
As frutas secas têm gordura? Claro. Mas você precisa de gordura na sua alimentação. E precisa também saber distinguir entre a gordura má e a gordura que o seu corpo vai poder transformar em energia. Para uma dieta funcionar e você ficar em forma, não basta apenas ter uma alimentação saudável e equilibrada. Você precisa apostar também de num treino intensivo, ir na academia pelo menos duas vezes por semana, o que é um ótimo começo. E, para ir, você precisa da energia que a “boa gordura” oferece. As frutas secas podem até ter 80% de gordura, mas ela é a gordura saturada, que os nutricionistas também chamam de “boa gordura” e que contribui para o bom colesterol. Traduzindo: as frutas secas, quando consumidas moderadamente, são ótimas para a sua saúde.

 

frutas e amendoas

 
As frutas secas são também ricas em lipoproteínas, vitaminas minerais (B1, B5, B9, B2), ferro, zinco, magnésio e fósforo. Umas são mais ricas em vitaminas, outras oferecem mais magnésio, mas todas compensam a gordura saturada que têm oferecendo um concentrado de nutrientes.

Use as frutas secas para dar um sabor especial às suas saladas. Elas vão parecer bem mais completas. Pode também misturar algumas dessas frutas moídas num iogurte magro para um lanche ou um café da manhã nutritivo. Inclua frutas secas na dieta já!