Você sabe como temperar um prato?

Posted on Oct 9 2012 - 9:30am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

O truque de um bom prato está no tempero. Quando você está de dieta, muita da sua alimentação recai sobre saladas, peixes e carnes brancas. E, esses alimentos precisam de ser muito bem temperados para extrair o melhor do seu sabor.

 

temperos

 

Tem alguns ingredientes que você precisa ter sempre na sua despensa, anote: azeite virgem, vinagre balsâmico, limão e especiarias como o açafrão, a paprica, os orégãos, o pau de canela ou o rosmaninho. Ah, e acrescente frutas secas moídas! Pode ter certeza que seus pratos vão ficar bem mais saborosos e a sua alimentação bem mais saudável.

 

 

mulher beleza  e saude

 

 

O bom desses temperos básicos é que você pode fazer sem problemas em casa, é muito simples. Nas saladas, o azeite é fundamental para realçar o sabor, mas claro, como todo tipo de gordura, é bom não exagerar. Basta um pequeno toque. Compense a gordura do azeite com algumas gotas de limão ou algumas gotas de vinagre balsâmico. Você pode também combinar a acidez dos dois. Outra dica para saladas é moer algumas frutas secas. Elas além de deixar o prato com mais saboroso, vão ajudar na sensação de saciedade, que nem sempre fica depois de comer uma salada.

 

saladas bem temperadas

 
Uma alimentação equilibrada e saudável sempre inclui proteínas e vitaminas. Carnes brancas e peixes são sempre uma boa pedida para quem quer emagrecer com saúde. Se você é vegetariana, opte pela proteína de soja e grãos como feijão. Esqueça as frituras, claro, e evite as carnes vermelhas (que os nutricionistas também chamam de carnes gordas).

 

 

salmão temperado

 

 

Tempere as carnes brancas (frango, pato e peru) antes e depois de cozinhar. Antes tempere com limão, sal e pimenta. Pode usar também usar um pouco de algum tempero seu preferido, cominho, orégano, coentro, a seu gosto. E, depois de cozinhados, repita todo o processo. Detalhe importante : modere sempre nas quantidades, já que você vai fazer esse repeteco. No caso da proteína de soja, depois de hidratada apenas que você pode aplicar os temperos.

 

salada de frango temperada
O limão também é indispensável para temperar o peixe. Você pode cozinhar o peixe com um pouco de vinho branco e acrescentar uma páprica e açafrão para intensificar os sabores. Com esses temperos básicos você pode fazer daquele prato básico bem mais saboroso e criativo! Mas nunca esqueça a regra de ouro numa dieta: doses moderadas!