Roupas de chita para o carnaval!

O carnaval é a data mais esperada por muitos brasileiros, dizem até que o ano só começa no país definitivamente após a folia. Outra parte importante dessa festa é que ela ocorre em uma época quente do ano, por isso, além de ter muita música e azaração, tem também muito calor nesses quatro dias de carnaval.

 

vestidos de chita

Publicidade - LAMG

O que mais vemos em blocos de carnaval e desfiles são cores, principalmente nas cidade do interior que costumam ter as ruas e praças lotadas de foliões. E, para não gastar muito dinheiro confeccionando fantasias, pensando nos modelitos para todos os blocos e dias, as pessoas optam por comprar ou fazer saias, blusas e vestidos de chita.

 

saia de chita

 

A chita é um tecido de origem indiana, com base no fio de algodão, e que foi trazido para cá pelos europeus. Mas, a trama do tecido é bastante simples, o que barateia sua produção. Aos poucos, escravos pegaram o jeito de fazer o tecido (um tipo de patchwork com retalhos) e o usavam como pano para suas vestimentas. Em nossa tradição, a chita ganhou cores fortes e estampas com flores grandes.

 

roupas de chita

 

Ao comprar o metro de tecido, a chita é sempre a mais barata e muitas vezes encontrada servindo como toalha de mesa ou pano de prato. Mas, em festas populares ela reina absoluta, principalmente no carnaval. Boa parte desse sucesso é por conta da leveza do tecido, que permite que a pele respire.

 

saia de chita floral

Em cidades do interior como São Luis do Paraitinga (SP), há feirinhas de artesanato que vendem blusas, vestidos, saias e camisas para os foliões por preços módicos. Mas, se você não quiser comprar sua produção de última hora, procure um corte de chita bem bonito e faça sua roupa. Corre que ainda dá tempo!

Deixe um comentário